pH do Cabelo

Olá pessoal, tudo bem com vocês?


Vocês sabem o que é o pH dos cabelos e qual a sua importância? Muitas de nós já ouvimos falar, mas não sabemos ao certo o que significa, não é verdade? Então se quer saber mais continue lendo até o final.

O que é pH?

pH é um sigla que significa potencial hidrogeniônico, ele tem esse nome pois indica a concentração de íons H+ no meio.  De uma forma mais clara pH é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

O pH possui uma escala que vai de 0 a 14. Sendo de 0 a 6,9 ácido; neutro em 7,0; e de 7,1 a 14 é considerado alcalino (ou básico). O pH é uma escala logarítmica, ou seja aumenta 10 vezes a cada unidade. Sendo assim o um pH 7 é 10 vezes maior que o pH 6. 




Imagens retiradas do Google
A variação de pH é a seguinte: menor que 7 indica que a substância é acida, com pH igual a 7 é neutra e com pH acima de 7 é básica ou alcalina. As químicas usadas para transformar os cabelos, por exemplo, tem o pH alcalino, pois assim as escamas se abrem e possibilitam a transformação.
Porém, o pH muito alto danifica o cabelo, deixando os fios ásperos e secos. O ideal para cabelos tratados com químicas é o pH mais baixo, ou seja, produtos ácidos para fechar as cutículas dos fios.

Quanto ao xampu, o melhor é usar produtos com pH por volta de 5 e 6, que é o mais próximo do pH do couro cabeludo. Os condicionadores e as máscaras para hidratação devem ter o pH em torno de 4. O pH de condicionadores deve ser sempre menor que o do xampu para fechar bem as escamas do cabelo.

O pH do nosso cabelo é em torno de 4.5 e 5.5 sendo considerado levemente ácido. Um cabelo ácido normalmente é mais saudável, tem as cutículas mais fechadas, dando um aspecto mais liso a fibra capilar.



Shampoos anti resíduos normalmente possuem pH em torno de 8, por isso ouvimos dizer que esse tipo de produto danifica os fios, pois ele abre bem as cutículas, mas se usado corretamente ( uma vez a cada 15 dias, ou uma vez por mês) ou mesmo antes de tratamentos não causa danos aos fios, muitas pessoas gostam de usar anti resíduos antes de tratamentos justamente pelo fato dele abrir as cutículas, sendo assim o cabelo está pronto para receber o tratamento.
Não pensem que shampoo infantil não agride os fios, pois eles não ardem nos olhos, e por isso achamos que são suaves. Só que não! O pH deles gira em torno de 7,2, e se usado todos os dias, vai ressecar seu cabelo também.

Confira a tabela abaixo de algumas substâncias:


Então, resumindo, O pH ácido sela as cutículas dos fios, resultando em um cabelo mais hidratado, retendo os nutrientes nos fios, com brilho e mais saudável. Já o pH alcalino abre as cutículas, resultando em um cabelo poroso, que não retém hidratação ou qualquer tipo de nutriente, frágil e sem vida.
Assim, sempre finalize a lavagem com produtos com pH baixo, de preferência menos que 5. Pode ser condicionador, máscaras, vinagre, isso tudo vai selar suas cutículas mantendo a saúde do seu cabelo em dia.

Beijos e até a próxima!



2 comentários:

  1. Mônica ótimas as informações,realmente não sabia o que era PH seguindo seu blog beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucimar, espero que esta informação tenha te ajudado e obrigado pela visita. Também estou te seguindo Beijos

    ResponderExcluir

© 2015 Cachos e MaisCachos & Mais Por Monica Pinho