Minha Transição Capilar

Olá queridas! Tudo bem?

Esse é o nosso primeiro post e não poderia começa-lo de outra forma que não fosse sobre minha transição.
Comecei a relaxar o meu cabelo com químicas (alisantes que continham amônia) desde os 12 anos. Nunca fiz progressiva, mas devido uso  frequente dos alisamentos, chapinhas, secador e tinturas por todos esses anos acabaram estragando demais o meu cabelo deixando-o vazio, sem vida, bem quebradiço e sem contar no gasto para te-lo sempre "perfeitinho". Um belo dia percebi que tinha que parar com o uso da química, porém não deixaria de lado o secador e a chapinha (Isso foi  mais ou menos no final de 2012), mesmo assim o meu cabelo foi ficando cada dia mais fraco e embaraçando demais, pois havia deixado as químicas, mas não deixei de usar a prancha nem o secador, e muitas das vezes usava somente a prancha pois queria o meu cabelo no lugar.
Um belo dia comecei a pesquisar sobre produtos que pudessem fazer com que meu cabelo parasse de embaraçar tanto e foi ai que descobrir: Nossa! estou na transição. rsrs
Então começou a minha trajetória e rotina no processo de transição e melhor de tudo estava me sentindo bem com o que estava vendo no meu cabelo. 


A partir do momento que descobrir sobre transição, cronograma capilar e muitas outras receitas caseiras, passei a cuidar dos meus cabelos e entendi que mesmo estando sem químicas também teria que passar pela transição da chapinhas pois ela também muda a estrutura dos fios assim como as químicas de alisamento. 


Do final de 2012 em diante mudei meu pensamento em relação ao cabelo crespo/cacheado, e fui largando aos poucos a chapinha assim diminuindo a rotina do secador e cuidando do cabelo. A ultima vez que dei prancha em meu cabelo foi no dia 26/01/2014, daí em diante parei, mas começava a luta para voltar os cachos de vez. Luta essa que ainda estou atualmente, devido ainda ter partes lisas na frente do meu cabelo.




Sobre o BC( grande corte)

Optei por esperar o meu cabelo crescer até um certo ponto em que eu me sentisse segura de cortar, pois sempre tive cabelo comprido e teria que ir me adaptando aos poucos conforme estivesse me sentindo bem. Para isso tem que ter muita paciência, ter pessoas que te importam te apoiando e não ligar para as opiniões alheias.
Hoje talvez eu tivesse feito o Bc, por que vejo que meu cabelo não está tão saudável e ainda contem partes lisas, pois entendo que fazer bc é tirar tudo que está liso, é cortar o cabelo curto, não deixando  nenhuma pontas lisas. Na minha opinião isso é o grande corte! Mas cada um faz  o que se sente bem, e não adianta fazer o que os outros querem e no final você se arrepender. 


Não tem nada melhor do que fazer o que nos faz bem, que melhora a nossa autoestima e que nos deixa feliz. Por isso se você está passando pela transição faça como quiser, como te faz bem e nunca por opiniões ou imposições e só faça o Bc se estiver preparada e disposta a isso ok.
Espero que todas tenham gostado, que possa ajudar a vocês que estão nesse processo perceber que apesar da demora, no final o esforço é valido quando você percebe que não precisa mais andar com guarda-chuvas na bolsa 24hs por dia rsrs e descobre que a melhor coisa é ser paciente e que vale a pena esperar para ver seu cabelo cachear novamente.

Beijos, e fiquem com Deus!







32 comentários:

  1. Amei seu post,me falta essa coragem.bjs

    ResponderExcluir
  2. Queria ter essa coragem *-* chapinha ta acabando com meu cabelo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a chapinha acaba com o cabelo,foi um dos motivos que larguei. bjs

      Excluir
  3. Eu relaxo meu cabelo e estou pensando em mudar para o cacheado. Mas ainda não consigo ficar sem a chapinha. Rs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor coisa que você irá fazer, seu cabelo terá outra vida. Se resolver me conta tá/ Beijos

      Excluir
  4. nossa ficou linda eu adorei amo cachos pena que não tenho snif

    ResponderExcluir
  5. gostei do post, mais prefiro meu cabelo liso.
    beijinhos
    http://rahtuber.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. gostei demais que cabelao lindão amada to seguindo seu blog
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei linda e seus cachos estão ótimos beijos

    www.blzinteligente.com

    ResponderExcluir
  8. Teu cabelo é lindo Mônica, liso ou cacheado.
    Mas é claro que ao natural ele fica perfeito e com certeza da menos trabalho pra cuidar ...
    Temos realmente de nos amar do jeito que somos, e parar de querer entrar na moda porque alguém um dia disse que isso era o melhor ou mais bonito!
    Parabéns teu cabelo ficou ótimo!!!

    Bjos Mônica!
    Minda

    ResponderExcluir
  9. QUERIA EU TER SUA CORAGEM , MAIS NÃO CONSIGO
    SEU CABLO ESTÁ LINDO

    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei seus cachinhos, emu cabelo é mais ou menos cacheado assim também mas ultimamente eu não tenho dado a atenção que ele merece. Adorei
    Vanessa Freitas

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Lindos seu cabelo...tudo que é natural é mais bonito, temos que nos sentir bem , nunca fui de acompanhar moda...seja qual for.
    Semana abençoada
    www.atelierarteunica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela força de vontade, não é fácil mas você conseguiu!!! Agora esta ainda mais maravilhosa, com cachos perfeitos e hidratados!!!

    ResponderExcluir
  13. parabéns pelo esforço que te trouxe teus lindos cachos de volta.... eu não uso chapinha e secador só de vez em qdo
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Também fiz a transição depois de 15 anos de chapinha
    cortei os cabelos curtos e venho cuidando
    não me arrependo não
    parece que ficamos livres né

    Linda Noite!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  15. Não sei mais usar meus cabelos cacheados
    parabéns pela determinação
    bjs
    Adri

    ResponderExcluir
  16. Seu cabelo está incrível!
    Adorei!
    Ficou lindo!
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. adorei seus cachos, não cosigo deixar mais cacheado pois não sao definidos, por causa da química não fica nem um nem outro, se me entende
    lindo seu cabelo
    http://blogcantinhodossonhosartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acima de tudo precisamos de CORAGEM para assumir nosso cabelo, ainda bem que sua hora chegou rsrsrs, seu cabelo é lindo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Seu cabelo é lindo dos dois jeitos. Você é muito corajosa rs
    Parabéns.
    www.blogpatriciaalves.com

    ResponderExcluir
  20. Estou passando por esse mesmo processo e sei com é difícil, seu cabelo fica lindo de qualquer jeito. Beijos!
    Blog Menina Descolada

    ResponderExcluir
  21. Seu cabelo está lindo. Faz três anos que tenho progressiva no meu cabelo, prefiro ele mais liso do que natural, não pretendo voltar a tê-los cacheado. Mas se você se sente mais feliz assim, parabéns. Temos que ser felizes nas nossas escolhas. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  22. Nossa que cabelo lindo tanto liso quanto cacheado é um luxo!
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi dei relaxamento no meu cabelo e agora estou passando pela transisão eu gostaria de saber que o cabelo natural que esta crescendo esta vindo normal como era antes ou esta vindo danificado??

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Oi dei relaxamento no meu cabelo e agora estou passando pela transisão eu gostaria de saber que o cabelo natural que esta crescendo esta vindo normal como era antes ou esta vindo danificado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, o meu cabelo natural algumas partes cresceram bastante danificadas,principalmente no meio da cabeça. Mas isso depende de cada caso. Atualmente eu tive que cortar novamente devido a isso, o que chamamos de Scab Hair. Bjs

      Excluir
    2. Oi Kelly, o meu cabelo natural algumas partes cresceram bastante danificadas,principalmente no meio da cabeça. Mas isso depende de cada caso. Atualmente eu tive que cortar novamente devido a isso, o que chamamos de Scab Hair. Bjs

      Excluir

© 2015 Cachos e MaisCachos & Mais Por Monica Pinho